Blog

  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Você sabe a importância de ser sustentável?
  • 03/04/2020
  • DotSE
  • Sustentabilidade

Você sabe a importância de ser sustentável?

Entenda o que sua empresa pode fazer para colaborar com o meio ambiente

https://soundcloud.com/emanacomunica/gistotal

Pensar e  ser sustentável ou promover um crescimento baseado nos pilares da sustentabilidade. Esses termos são discutidos na atualidade e geram dúvidas. Você sabe qual é a diferença entre o ser sustentável e o ter um desenvolvimento baseado nos princípios da sustentabilidade? Acompanhe o post e entenda a diferença.

O ser sustentável é saber utilizar os recursos naturais oferecidos pela natureza de maneira consciente, ou seja, sem comprometer a sua disponibilidade para as gerações futuras. É o ato de utilizar algo sem excessos, por exemplo, utilizar a água para a sobrevivência e não para a produção em massa de um determinado produto. O ser sustentável é um estilo de vida que visa gerar zero impacto no meio ambiente.

A  sustentabilidade engloba as atividades que buscam suprir as necessidades humanas, com desenvolvimento material e econômico, sem prejudicar o meio ambiente. Você produzir um determinado material, sabendo dos reais danos que ele gera, mas ter meios de diminuir esse impacto na natureza. Ter a consciência e tomar uma atitude para isso ser o menos nocivo possível. Assim, outras gerações poderão utilizar aquele determinado  recurso.

Ainda não está claro para muitas pessoas a real importância de ser sustentável ou pensar no desenvolvimento sustentável. Por isso, abaixo você entenderá melhor os benefícios de diminuir os impactos que geramos ao meio ambiente.

Benefícios de ser sustentável

Todos nós podemos pensar na sustentabilidade, seja em nossas vidas pessoais, como empresariais. Para isso, precisamos pensar nas nossas atitudes e como elas estão afetando o nosso planeta. Atitudes simples, como separar o lixo corretamente, irá beneficiar o meio onde estamos. Produtos reciclados, significam menos poluição em aterros, mares e em bueiros, por exemplo. 

Além disso, economizar água, energia e roupas, lhe beneficiará financeiramente. Todas essas atitudes são importantes para construir, inclusive, uma boa imagem da empresa, que passa a ser exemplo para a sociedade onde está inserida.

E os benefícios não param por aí, atualmente, muitos consumidores buscam empresas que tenham consciência de seus impactos, ou seja, ao contribuir com o planeta, a empresa conquista o interesse dos seus potenciais clientes. Outro benefício é a redução ou  isenção de impostos para empresas que investem em ações efetivas de combate a poluição ou degradação do meio ambiente. 

Mas que ações posso implantar na minha empresa? 

 - Incentive bons hábitos;

 - Ofereça treinamentos sobre a temática para seus colaboradores.Todos precisam entender o real significado dos seus impactos no meio ambiente; 

 - Crie programas de reciclagem, transportes coletivos. Você pode criar um programa de bonificação para quem trouxer mais resultados nesse quesito;

 - Incentive o consumo consciente dos recursos naturais, como água e energia ou utilização de fontes renováveis; 

 - Não estoque matéria-prima, para que não estrague e gere mais resíduos;

 - Utilize papéis/embalagens reciclados e controle o uso dos mesmos. 


Essas são algumas ações que sua empresa pode pensar para beneficiar todos ao seu redor. Uma empresa que quer ter um crescimento sustentável, precisa saber dos seus impactos no planeta e saber controlá-los. Deve pensar nas próximas gerações, e assim, utilizar os recursos de forma consciente. 

Neste post apresentamos diferenças de definições, mas com o mesmo objetivo: buscar diminuir ao máximo nossos impactos no planeta. Para saber melhor o que fazer, é importante entender o que está acontecendo ao nosso redor e saber o que a legislação fala sobre o assunto. Para ter eficiência nesse processo, é preciso contar com alguns aliados, como um sistema que gerencia indicadores de sustentabilidade. Se você quer saber como podemos lhe ajudar, entre em contato. Ficaremos felizes em contribuir no seu crescimento sustentável!