Blog

  • 23/10/2019
  • DotSE
  • Sustentabilidade

Você conhece o GRI?

Os padrões globais de indicadores de sustentabilidade são referência para o desenvolvimento do Relatório Anual

Se você está com dúvidas para construir o Relatório de Sustentabilidade da sua organização, não perde de ler esta matéria. Nada melhor do que ter uma referência para ter segurança né? Aqui, nós vamos te apresentar os padrões globais de indicadores de sustentabilidade.  

Você está ligado no que é o GRI?

A Global Reporting Initiative - na tradução, Iniciativa Global de Informação - é o modelo de referência mundial de Relatório de Sustentabilidade e você pode utilizar os indicadores de sustentabilidade desta organização para construir o relatório anual da sua empresa. 

Além dos padrões de indicadores do GRI serem reconhecidos globalmente, a Global Reporting Initiative é uma organização internacional independente e pioneira em relatórios de sustentabilidade corporativa. Criada em 1997 para capacitar decisões que criam benefícios sociais, ambientais e econômicos para todos, ela possibilita que os gestores criem estratégias e tomem decisões assertivas para a sustentabilidade global. 

A partir dos indicadores de sustentabilidade, é possível:

Emitir relatórios seguros e eficientes que darão uma visão dos impactos da empresa nas questões sociais, econômicas e ambientais;

Identificar e gerenciar riscos nos negócios;

Criar estratégias para mudanças dentro da organização e melhorar o desempenho da mesma;

Construir a confiança entre empresa e público;

Proteger o meio ambiente;

Prosperar economicamente;

Melhorar a relação com os colaboradores de forma responsável;


Se você desejar, pode utilizar outra referência de indicadores de sustentabilidade ou criar seu próprio projeto. A realização do relatório é voluntária, exceto para empresas que possuem capital aberto. A geração do Relatório de Sustentabilidade é importante tanto para grandes, quanto para médias e pequenas empresas, bem como entidades sem fins lucrativos e o próprio governo. Ser transparente é essencial para ter credibilidade no mercado, que está cada vez mais concorrido. Mais do que ser competitivo, é ser competente de forma sustentável. 

E você já faz o gerenciamento de indicadores de sustentabilidade na sua empresa? Deixe nos comentários como é atualmente na sua empresa. :)