Blog

  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Sustentabilidade: o que muda na rotina da sua empresa
  • 12/11/2020
  • DotSE
  • Sustentabilidade

Sustentabilidade: o que muda na rotina da sua empresa

Listamos quatro dicas de como aplicar a sustentabilidade na sua empresa.

Toda transformação gera mudanças na rotinas das empresas. Com grande influência na vida das pessoas que se envolvem com o negócio, os empresários precisam estar ativamente estimulando mudanças. Muitos empreendedores não sabem por onde começar na hora de planejar mudanças que estimulem a sustentabilidade na hora de realizar o planejamento estratégico, por exemplo. 

Sim, muitas coisas precisam ser revistas e feitas para tornar a sua empresa sustentável, porém é preciso ter em mente que esse investimento tem um objetivo maior: tornar a empresa, socialmente mais justa, ambientalmente correta e economicamente viável. Para lhe ajudar, listamos quatro dicas que você pode aplicar na sua empresa, acompanhe:


1 - Aposte na transparência

 Mostre como seus processos são feitos. Busque sempre apostar em uma cadeia de negócios produtiva, mostrando ao seu público como os produtos e serviços são desenvolvidos. Isso lhe trará mais credibilidade perante aos seus consumidores. Para gerar essa transparência nada melhor do que contar com sistemas que deixem processos automatizados, sem precisar, por exemplo, a impressão de documentos, gerando desperdício de papel, economizando no espaço, agilidade na busca de um documento. Além disso, sistemas que contêm integração online, geram maior conectividade, e isso na atualidade é importante.. 


2- Olhe para dentro da sua empresa 

Faça revisões com frequência na estrutura da sua empresa, como por exemplo, na fiação elétrica, nas tubulações, isso pode evitar o desperdício de recursos naturais. Outra boa opção é fazer análises sobre o tipo de luz utilizado, optar por lâmpadas de Led e colocar sensores em locais pouco utilizados é uma boa pedida. 

Além disso, é importante ficar atento aos dados de consumo e verificar a possibilidade de diminuir a utilização dos recursos naturais, isso trará mais economia e sustentabilidade ambiental. Aqui neste ponto é interessante analisar todo o consumo da empresa, seja na água, luz, papel, descartáveis, entre outros.


3 - Tenha parceiros que pensem na sustentabilidade

A empresa deve pensar na sustentabilidade até mesmo na hora de contratar seus fornecedores. É importante ficar atento se ele também tem como prioridade essa temática, isso gera uma cadeia de empresas que pensam a sustentabilidade como prioridade, contribuindo assim para um equilíbrio ambiental. Uma forma de escolher corretamente seus fornecedores é verificando, por exemplo, se eles tem alguma certificação ambiental. Além disso, é  interessante você incentivar a produção local, se isso for possível de aplicar ao seu negócio.

 


4 - Estimular boas práticas de seus colaboradores

Você pode realizar campanhas de conscientização sobre o uso do transporte coletivo, reciclagem, e até mesmo sobre o que é a sustentabilidade. Por isso é preciso implantar política de treinamentos sobre a temática, para promover discussões e debates sobre a temática. Estimular e engajar as lideranças para que todos sintam que a sustentabilidade precisa ser praticada por todos para ser mais efetiva. 

Agora que você já sabe por onde começar e o que precisa ser mudado na sua rotina para andar para o caminho da sustentabilidade, que tal contar com um sistema que lhe ajudará nas ações? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em contribuir para a sua empresa buscar o desenvolvimento sustentável.