Blog

  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Relatório de Sustentabilidade: empresas conscientes
  • 16/10/2019
  • DotSE
  • Sustentabilidade

Relatório de Sustentabilidade: empresas conscientes

Através de indicadores de sustentabilidade, é possível medir o quão sustentável é sua organização

O que te vem à mente quando você lê, escuta ou fala a palavra Sustentabilidade? Você sabe o significado dela? Derivada do latim sustentare, significa apoiar, conservar, cuidar e sustentar. A sustentabilidade é relacionada na maioria das vezes com o meio ambiente. Mas você sabia que ela está ligada à três pilares importantes: o social, o econômico e o ambiental? Gestão adequada dos recursos naturais; melhora na distribuição de renda; acesso à educação, cultura e saúde; igualdade entre os seres humanos; conservação do meio ambiente; e qualidade de vida. Todas estas questões estão relacionadas ao termo sustentável. 

Os seres vivos reagem, cada um da sua maneira, aos fenômenos da natureza. O que esquecemos é a que a natureza também reage às nossas atitudes. As empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte, são responsáveis por grandes impactos na sociedade, no meio ambiente e na economia. Para te ajudar a medir as ações de sua organização e medir se o que está sendo feito gera resultados positivos, existe o Relatório de Sustentabilidade. 

O que é o Relatório de Sustentabilidade? 

É um instrumento de prestação de contas empresarial;
Estabelece uma estrutura lógica para a aplicação de um programa de sustentabilidade que atenda às peculiaridades da empresa;
Tem periodicidade anual;
Pode ser desenvolvido por pequenas, médias e grandes empresas, entidades sem fins lucrativos e governos.

Para que serve o Relatório?

Gerenciar as ações da empresa;
Contabilizar os impactos sustentáveis da organização em relação ao meio ambientes, sociedade e economia;
Apontar os melhores caminhos para fazer a gestão e mede os progressos das ações tomadas;
Fortalecer a gestão interna da empresa e a comunicação com  seus clientes e parceiros;
Sensibilizar e motivar os colaboradores.

Indicadores de Sustentabilidade

Você sabe o que são os indicadores de sustentabilidade? Eles são parâmetros que apontam os impactos das ações de uma organização, sejam eles negativos ou positivos. Assim, você pode medir se as ações do seu negócio são sustentáveis para o meio ambiente, para a sociedade e para a economia. 

Quer facilitar o processo de desenvolvimento do Relatório de Sustentabilidade da sua empresa? O GISTotal é uma ótima ferramenta que pode te ajudar na geração do relato. Ele utiliza como base os padrões globais de sustentabilidade. Com ele, você pode fazer o gerenciamento dos indicadores organizacionais, identificar indicadores de risco e acompanhar o desempenho da sua empresa.