Blog

  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • DotSE promove evento de apresentação do Relatório de Sustentabilidade e da ferramenta GISTotal
  • 10/10/2019
  • DotSE
  • Eventos

DotSE promove evento de apresentação do Relatório de Sustentabilidade e da ferramenta GISTotal

Seja bem-vindo ao Blog de informações do GisTotal, aqui trocaremos informações sobre sustentabilidade e como podemos ajudar a sua empresa.

Olá! Seja bem-vindo ao Blog de informações do GISTotal, um sistema voltado a gestão de indicadores de sustentabilidade. 

Esse será mais um meio para trocarmos informações sobre sustentabilidade social, econômica e ambiental e de como o nosso sistema poderá lhe auxiliar na construção do seu Relatório de Sustentabilidade. 

Para começarmos vamos falar um pouco sobre um evento que acontecerá nesta quinta-feira (10), na cidade sede da empresa, Chapecó. Acompanhe! :)


Evento Descomplicando o Relatório de Sustentabilidade

Os acontecimentos recentes relacionados a Amazônia nos leva a refletir sobre como estamos convivendo com o nosso Planeta. Apesar de muitas empresas não compreenderem a abrangência da sustentabilidade, existem as que buscam reduzir os seus impactos negativos na sociedade e no meio ambiente e assim auxiliar no equilíbrio. É neste sentido, que algumas instituições emitem Relatórios de Sustentabilidade. 

Com objetivo de  mostrar como é possível uma pequena empresa desenvolver o relatório de sustentabilidade, que a DotSE Desenvolvimento e Comércio de Software realizará nesta quinta-feira (10), o evento Descomplicando o Relatório de Sustentabilidade, na Acic, em Chapecó, às 19h. 

O evento contará com a presença de especialistas da área e apresentação do primeiro relatório emitido por uma inovadora ferramenta que auxiliará na elaboração de relatos através da gestão de indicadores de sustentabilidade. 

O projeto inovador nasceu com a parceira entre a consultora GRI Silvia Vaccari e a DotSE. SIlvia é formada em Sistemas de Informação, Co-Fundadora da ferramenta GISTotal, membro das Emílias Mulheres Empreendedoras. 

Conforme Silvia, ao desenvolver relatórios de sustentabilidade a empresa compreende e gerencia corretamente o impacto que sua atividade exerce na sociedade. “Um dia acreditei que poderia trazer para realidade brasileira os padrões internacionais de relatórios de sustentabilidade. Ao olhar para os relatórios de grandes instituições nacionais e internacionais, percebi que precisava fazer algo para as pequenas e médias empresas, e com coragem e valorizando a parceria com o DotSE, tornamos meu sonho uma realidade e agora compartilho que sim, podemos ser grandes”, comenta a consultora. 


Mas o que é exatamente o Relatório de Sustentabilidade? 

O relato é uma forma de dar transparência para as ações econômicas, sociais e ambientais da organização. Porque afinal, sustentabilidade não está somente  ligada às ações ambientais. É tornar público a importância desses eixos com relação aos impactos que as atividades da empresa exercem na sociedade como um todo e manter o compromisso com as gerações futuras.

Para você que possui uma empresa e se preocupa com a sustentabilidade do seu negócio, é necessário que se faça uma mudança organizacional. Como? Definindo objetivos. Mais do que ter um rumo para seguir, é medir se o que está sendo feito, está gerando resultados. Uma das alternativas para este acompanhamento de metas é o Relatório. 

Um importante instrumento de prestação de contas, o relato empresarial, normalmente tem periodicidade anual. Ele estabelece uma estrutura lógica para a aplicação de um programa de sustentabilidade que atenda às peculiaridades da empresa, como atividades, produtos e serviços. O Relatório pode ser desenvolvido por pequenas, médias e grandes empresas, entidades sem fins lucrativos e governos.

 O modelo de referência mundial de Relatório de Sustentabilidade é o da Global Reporting Initiative - GRI - (em português, Iniciativa Global de Informação), que pode ser utilizado pelas organizações. Se a empresa preferir, pode estruturar o próprio projeto para a elaboração do relatório. A realização do relato é voluntária, exceto para empresas que possuem capital aberto.


Ferramenta GISTotal

O GISTotal é um sistema para gerenciamento de indicadores de sustentabilidade, voltado para empresas que desejam uma ferramenta para auxiliar na geração do Relatório Anual. O sistema permite o gerenciamento de indicadores organizacionais, utilizando padrões globais de sustentabilidade. Permite identificar tendências e gerenciar o desempenho com dashboards e recursos configuráveis de relatórios e formas de visualização específicas, possibilitando a tomada de decisão quando identificar possíveis indicadores de risco.