Blog

  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Dicas para tornar sua empresa ambientalmente sustentável
  • 13/11/2019
  • DotSE
  • Sustentabilidade

Dicas para tornar sua empresa ambientalmente sustentável

Os consumidores procuram cada vez mais organizações que têm suas ações transparentes

A sustentabilidade ambiental de uma empresa vai desde a produção de materiais até o consumo deles por parte do consumidor. Mas também inclui-se o ambiente de trabalho e as rotinas empresariais . Seja você uma pessoa empreendedora ou não, ficar atento à sustentabilidade é imprescindível à vida humana. Confira algumas dicas de como colocar na prática um dos pilares da sustentabilidade, o ambiental:


Utilize materiais ecológicos

Se você trabalha na área da produção, é importante utilizar materiais ecológicos. Reutilize as sobras de matéria-prima e recicle os materiais. Controle o uso de água e energia elétrica em sua organização. Faça o descarte correto de esgoto e resíduos químicos, afinal, todos podem ter consequências se não houver um descarte adequado. Se a empresa emite poluentes, use filtros para barrá-los e não afetar o meio ambiente.


Elimine copos descartáveis

Em seu ambiente de trabalho, seja ele de que setor for, elimine os copos descartáveis. Isso vale para as confraternizações da empresa. Cada colaborador pode trazer seu copo ou xícara de casa e deixar no trabalho, por exemplo. 


Economize energia e papel

Utilize lâmpadas LED e faça lixos de coleta seletiva. O ambiente agradece! Digitalize os documentos referentes à empresa e imprima somente o que for realmente necessário. A tecnologia está aí para isso. Incentive as pessoas da empresa à utilizarem transportes alternativos.


Reduza o volume de embalagens

Se você faz parte do setor que finaliza o produto, esteja atento também! As embalagens dos seus produtos podem ser recicláveis, afinal, a maioria delas vai direto para o lixo assim que o produto é desembalado. Reduza ao máximo o volume de embalagens. E se você ainda usa sacolas plásticas no seu trabalho, troque-as por sacolas biodegradáveis. No lugar de descartar várias sacolinhas de plástico, você utiliza várias vezes as biodegradáveis.


Analise processos

Você, responsável por tomar decisões dentro da empresa, já fez uma análise detalhada de todos os processos da organização, inclusive dos fornecedores? Se ainda não fez, este é um bom passo para começar. Após isso, questione-se: quais e como os processos impactam o meio ambiente? Tendo o conhecimento disto, conheça a legislação ambiental do país e planeje mudanças que devem ser feitas. Junte todos os envolvidos da empresa e sensibilize-os sobre a importância de tornar a empresa mais sustentável. Além disso, engaje-os nas ações que serão tomadas. Assim, cada um compreenderá a responsabilidade que tem para que isso se consolide. 


E para finalizar, uma dica fundamental: Não apenas adote um discurso sustentável, mas coloque-o em prática! Fique ligado, que nas próximas matérias traremos dicas de como colocar os pilares econômico e social na prática.  


Fonte: SBCoaching