Blog

  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • A equipe da sua empresa tem qualidade de vida no ambiente de trabalho?
  • 15/01/2020
  • DotSE
  • Sustentabilidade

A equipe da sua empresa tem qualidade de vida no ambiente de trabalho?

É responsabilidade da empresa e do colaborador contribuir para a qualidade de vida no trabalho

Um dos pilares da sustentabilidade é o social. E quando se trata do meio corporativo, a qualidade de vida no trabalho é um ponto importantíssimo para o cuidado com a saúde, além do próprio clima organizacional. 

O ambiente de trabalho interfere no bem-estar do colaborador, da mesma forma que as influências externas e a forma como o profissional se comporta no trabalho interferem no seu desempenho. Assim, a qualidade de vida no trabalho (QVT) depende tanto da empresa, quanto do colaborador. 

A QVT está diretamente relacionada com os resultados da empresa; a satisfação do colaborador com suas funções; as relações pessoais do funcionário; condições plenas de trabalho; desenvolvimento humano; bons relacionamentos interpessoais; bem-estar dentro e fora da empresa.

Em resumo, a QVT tem relação com as ações que uma empresa adota para melhorar a satisfação de seus colaboradores com suas funções e com o ambiente de trabalho, ações estas que trazem resultados positivos para a organização.

Como conservar um clima organizacional agradável?

-- Propiciar aos colaboradores a ocupação de funções que gostem de executar, bem como oportunidades de carreira;

-- Conhecer e respeitar a legislação trabalhista, cumprindo com os deveres enquanto empresa;

-- Proporcionar benefícios aos colaboradores, como plano saúde, vale alimentação, bônus financeiro; 

-- Pagar salários justos aos funcionários, adequados à cada cargo, bem como pagar piso salarial;

-- Propor dinâmicas e ações que integrem a equipe;

-- Dar condições de saúde e segurança no trabalho;

-- Oportunizar a capacitação dos funcionários;

-- Resolver conflitos organizacionais de forma construtiva, estimulando bons relacionamentos;

-- Oferecer um ambiente de trabalho que conserve a saúde física e psicológica dos colaboradores, bem como equipamentos de proteção individual;

--Permitir aos profissionais a expressão de suas opiniões, ideias, reclamações e sugestões e também a autonomia sobre suas atividades;

-- Lembrando que, implementações de mudanças em busca da qualidade de vida no trabalho pelos gestores necessitam de equipes engajadas no mesmo propósito! Caso contrário, as iniciativas não trarão resultados positivos.

-- Conscientize sua equipe da participação de cada um na contribuição para a QVT, dando dicas como: ter responsabilidade, trabalhar em equipe, ficar longe de fofocas, manter o foco, cultivar bons relacionamentos, ser gentil, flexível e acessível, manter postura profissional e buscar qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho.


Do lucro à qualidade de vida

A preocupação com a qualidade de vida no trabalho é algo recente. As pessoas enxergavam - e algumas ainda têm essa concepção - o trabalho como um meio de ganhar dinheiro para se sustentar. Já as gerações atuais, principalmente a Y (nascidos entre os anos 80 e início dos 90), prezam pela qualidade de vida no trabalho e o prazer se dá quando o ofício está de acordo com seus valores. 

A qualidade de vida no trabalho, conhecida pelos profissionais de recursos humanos de ambientes corporativos como QVT, surgiu em meados dos anos 60. Nesta época, a era industrial transitava para a era digital, momento em que as empresas preocupavam-se muito com os avanços tecnológicos. 

Mas foi na década de 70 que o termo ganhou força. Quando um professor da Universidade da Califórnia, Louis Davis, apontou as consequências que as empresas estavam produzindo ao tratar a qualidade de vida no trabalho com descaso: profissionais acidentados, desmotivados e doentes. Davis usou o termo QVT para definir o bem-estar, a saúde e o desempenho dos colaboradores em suas atividades. 

Empresas com equipes motivadas alcançam melhores resultados. E na sua empresa, como está o clima organizacional?

Fonte: SBCoaching